PROGRAMAÇÃO

DO CURSO

A partir de 2020, durante a pandemia do novo Coronavírus,  os meios de comunicação aumentaram sua importância estratégica para as campanhas políticas  e cumprem importante papel na formação da opinião pública. Em consequência, passou a ser exigido um aperfeiçoamento dos profissionais que atuam no mercado de campanhas, mídias e de pesquisas de opinião; o que vem sendo agenda de diversas pesquisas.

 

Módulo I: Comportamento político-eleitoral, sistema político e partidário (14 h/a)

1 AULA INAUGURAL: 

Novo contexto comunicacional e político na América Latina e no mundo.  

2. Sistemas partidários, partidos políticos e anti-partidarismo 

3. Instituições políticas e padrões de interação executivo-legislativo

4. A judicialização da política contemporânea

5. Comportamento político-eleitoral: teorias e casos

6. Novos atores e valores na opinião pública pós-pandemia

7. Análise de conjuntura – Debate ao vivo com especialistas, políticos e influenciadores sobre temas da atualidade política.

    7.1. Política, Partidos e Ética no cenário atual 

 

Módulo II: Comunicação Política na TV e nas mídias sociais (12h/a)

 

8. Comunicação de campanha e gestão estratégica

9. Opinião pública e fake news na era das mídias digitais

10. Análise do conteúdo e discurso político nas mídias 

11. Propagandas para campanha eleitoral 

12. Planejamento e produção de conteúdos nas mídias sociais

13. Análise de Conjuntura – Debate ao vivo com especialistas, políticos e influenciadores sobre temas da atualidade política

    13.1. Mídias Sociais, Influenciadores Digitais e Fake News

 

Módulo III: Pesquisas de Opinião Pública: desenhos e métodos (12 h/a)

 

14. Introdução às pesquisas quantitativas

15. Desenhos de pesquisas quantitativas e qualitativas  

16. Análise de dados de pesquisas

17. Mídias sociais: métodos de análises

18. Geografia eleitoral: a expressão territorial do voto

19. Análise de Conjuntura – Debate ao vivo com especialistas, políticos e influenciadores sobre temas da atualidade política

     19.1. Pesquisas Eleitorais: desafios metodológicos e jurídicos credibilidade e escândalos 

 

 Módulo IV: Administração de Campanha (12 h/a)

 

20. Planejamento estratégico de campanhas políticas

21. Organização de campanhas politicas 

22. Posicionamentos e gerenciamento de crise

23. Direito eleitoral 

24. Análise de Conjuntura – Debate ao vivo com especialistas, políticos e influenciadores sobre temas da atualidade política

   24.1. Reforma Política e Financiamento de campanha: efeitos do modelo atual sobre as estratégias dos partidos e a decisão do voto

25. LIVE DE ENCERRAMENTO - Perspectivas da Economia para 2022

                                              



início das aulas em 5 de julho